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15 de julho de 2020

DORITOS® Rainbow oferece cursos gratuitos online para ONGs e coletivos nacionais LGBTQI+

Inscrições para os cursos destinados a lideranças de entidades seguem abertas até 19 de julho

Abraçando a luta pela inclusão da comunidade LGBTQI+, DORITOS® Rainbow (marca da PepsiCo engajada com a luta pela diversidade) fechou parceria com a Rede Filantropia — uma das plataformas de aprendizagem mais relevantes do terceiro setor — e oferecerá cursos online gratuitos destinados a projetos e instituições LGBTQI+ em todo o Brasil.

A proposta dos organizadores é levar assistência no que diz respeito à capacitação e à profissionalização de abrigos, pequenas ONGs e projetos que contribuem para a diversidade e inclusão, com aulas sobre temas jurídicos e captação de recursos. A escolha das temáticas foi feita por meio de uma pesquisa realizada com uma amostra de ONGs que atuam no território LGBTQIA+.

Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil, Lívia Favaro assinala que as ações e o apoio de DORITOS® Rainbow junto à comunidade LGBTQIA+ no Brasil acontecem desde 2017, ano em que o produto foi lançado no país. No entanto, será a primeira vez que haverá uma capacitação online.

Livia Favaro (Corporate Citizenship Manager) e Daniela Cachich (VP de Marketing), da PepsiCo Foods Brasil, recebendo o Prêmio Atitude Sustentável do Rock in Rio 2019 por Doritos Rainbow

Essa formação é aberta a gestores e administradores de associações, grupos e coletivos voltados ao público LGBTQI+, captadores de recursos, profissionais e voluntários interessados na causa. Os conteúdos, divididos em dois módulos distintos de 16 horas, abordarão dois temas essenciais para a gestão de qualquer projeto: “Aspectos Jurídicos do Terceiro Setor” e “Captação de recursos”.

Segundo Lívia Favaro existe uma demanda reprimida por qualificação na área jurídica, não somente do público LGBTQIA+, mas de todos que transitam pelo universo do Terceiro Setor. Para a executiva, as especificidades da linguagem jurídica podem vir a ser um aspecto de alta complexidade. “A intenção é explicar o que diz a legislação para que a organização tenha subsídios para gerir suas atividades com embasamento. Este ponto é muito importante, inclusive, para o auxílio na captação de recursos”, pontuou.

A qualificação das lideranças dessas entidades constitui outro fator relevante para aprimorar a inclusão das comunidades atendidas, no entendimento da gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil. Para a especialista, o universo LGBTQIA+ é um dos setores que mais precisam de apoio, pois é uma causa que está se profissionalizando há menos tempo do que outros setores como cultura e esporte, por exemplo.  “O Terceiro Setor com certeza precisa muito não só de qualificação, mas de informação, pois muitas das organizações nascem da vontade de fazer a diferença para a causa, porém faltam conhecimentos técnicos e especializados”, salientou. 

O módulo inicial, que terá como foco a formalização e aspectos jurídicos do Terceiro Setor, acontecerá de 21 de julho a 22 de setembro; e o segundo módulo, que abordará também temas como comunicação e elaboração de projetos, será realizado de 29 de setembro a 24 de novembro. As aulas acontecerão às terças-feiras, das 15h às 17h, e quem não puder participar, poderá acompanhar pelo conteúdo gravado. As capacitações completas dos módulos terão duração de quatro meses. 

Na avaliação da gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil, por meio desses treinamentos o alcance das ações de DORITOS® Rainbow será ainda maior, com impacto num espectro ampliado de pessoas. De acordo com a executiva, os cursos buscam fortalecer a gestão das associações, grupos e coletivos que atuam com o público LGBTQI+ no Brasil.

“Acreditamos que há muito a ser feito, que estamos em uma jornada já há quatro anos e que temos ainda muito a fazer. Temos certeza de que nossa contribuição deu voz a uma causa que precisa cada vez mais de visibilidade”, defendeu a executiva.

Instituições mais bem avaliadas receberão consultoria customizada

As cinco instituições com melhor média de frequência e resultados nas avaliações serão escolhidas para receber uma consultoria especializada. O acompanhamento ocorrerá durante mais quatro meses, entre outubro e janeiro. Ao final da consultoria, a Rede Filantropia irá compartilhar um relatório com os resultados de cada instituição.

“A consultoria será customizada para a necessidade de cada uma das organizações selecionadas e a grade do plano de ação será única e individual para cada uma delas”, esclareceu Lívia Favaro.

Para participar dos cursos gratuitos, os interessados devem se inscrever em www.filantropia.ong/doritos.

Parceira da PepsiCo, startup social TODXS incentiva projetos de formação

e proteção para pessoas LGBTI+

Diretor executivo da TODXS, startup social que desenvolve projetos de conscientização, pesquisa, formação e proteção voltados para pessoas LGBTI+, Léo de Oliveira ressalta a importância da articulação de diversos atores da sociedade civil no trabalho em prol da inclusão da população LGBTI+.

Instituição parceira da PepsiCo, a TODXS aglutina o sonho de 120 pessoas voluntárias espalhadas por todas as regiões do Brasil, unidas pelo propósito de transformar o Brasil em um país verdadeiramente inclusivo e livre da discriminação. “Com quase dez projetos, criamos iniciativas de proteção, formação de líderes, conscientização e pesquisa”, argumentou o diretor executivo da instituição parceira da PepsiCo.

ConferenciaTodxs_Lambda3

Na visão do ativista, a união de forças gera mudanças positivas que movimentam grupos na sociedade. Nesse sentido, o diretor executivo da TODXS ressalta a relevância do projeto Doritos Rainbow, frisando que a iniciativa tem contribuído para redefinir a forma como o setor privado ajuda na resolução de desafios de inclusão.

“Juntas, TODXS e PepsiCo foram capazes de formar mais de 150 líderes LGBTI+ em todo o país no TODXS Embaixadorxs e apoiar o crescimento de mais de 20 iniciativas com nosso programa de aceleração”, assinalou.

Léo de Oliveira_diretor executivo da TODX

Em 2020, a startup social trabalha para aumentar a visibilidade da comunidade LGBTI+ e ajudar empresas, governo e sociedade civil a tomarem decisões informadas. Neste mês, a TODXS vai lançar uma pesquisa nacional sobre população LGBTI+, apresentando dados coletados de mais de 36 mil respondentes de todos os estados do Brasil. “Somos confiantes de que existem alternativas para um futuro inclusivo e queremos fazer parte dessa construção”, acrescentou Léo de Oliveira.

Campanha #1kiss1donation do DORITOS® Rainbow Doará R$ 1 milhão para ONGs

Com seu propósito de promover a igualdade, o respeito e o apoio à diversidade, a PepsiCo realizou a campanha #1Kiss1Donation, vinculada ao DORITOS® Rainbow. Por meio de uma plataforma digital, as pessoas interessadas em colaborar enviaram seus vídeos com beijos virtuais, criando uma conexão de amor e doação, que é 100% digital.

A cada beijo virtual enviado seria doado R$ 1 (um real) a dez instituições LGBTQI+ por todo o país, criteriosamente escolhidas para serem apoiadas. Em 2020, houve a participação de quase 20 mil pessoas. Mas, mesmo assim, a PepsiCo manteve o compromisso assumido na abertura da campanha #1Kiss1Donation e concederá R$ 1 milhão de reais em doações para ONGs e coletivos LGBTQI+.

Além disso, a marca uniu forças entre Brasil e México em campanha inédita na América Latina e, por lá, um milhão de pesos também serão doados para a instituição mexicana Cuenta Conmigo. O México foi o segundo país a lançar DORITOS® Rainbow no mundo.

“Este ano não teremos nossas amadas tortilhas coloridas nas prateleiras pois tivemos que readequar nossa produção por conta da Covid-19, mas aumentamos nossa meta de doações para R$ 1 milhão e o número de instituições apoiadas para dez, alcançando todas as regiões do país, para continuar impactando positivamente as pessoas LGBTQI+”, explicou Lívia Favaro, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

Além disso, a campanha contou com aliados de fôlego. Um time de personalidades queridas do público, como Pablo Vittar e Ludmilla, abraçou a causa, estimulando a participação na plataforma digital. Criada pela AlmappBBDO, a peça publicitária entrou no ar durante o Mês do Orgulho LGBTQI+, incentivando o engajamento daqueles que se solidarizam com a luta em prol da inclusão e a defesa de instituições que promovem a diversidade.

“O retorno do público foi bastante positivo porque criamos uma relação consistente com a comunidade, instituições e aliados. No Rock in Rio do ano passado, por exemplo, pudemos ter grande visibilidade disso. Foi lindo ver milhares de pessoas acessando o lounge de DORITOS® para vivenciar a experiência e sair de lá abraçando a bandeira da comunidade LGBTQIA+ e colorindo o festival.  Essa foi uma repercussão muito positiva, que traduziu muito bem o engajamento do público com a marca”, acrescentou a executiva.

Em 2020, as entidades apoiadas por DORITOS® Rainbow no Brasil são: TODXS (SP), Grupo Dignidade (PR), Casinha Acolhida (RJ), Casa Florescer (SP), Eternamente SOU (SP), ANTRA – Associação Nacional de Travestis e Transexuais (RJ), União do Povo de Santa Edwiges (CE), Manifesta LGBT – Casa Miga (AM), Casa Rosa (DF) e Inesc – Instituto de Estudos Socioeconômicos (DF). Já no México, a campanha no país beneficiará a Cuenta Comigo, Diversidade Sexual Inclusiva A.C., associação sem fins lucrativos que trabalha pelo bem-estar das pessoas LGBTQI+, e suas famílias, promovendo o respeito à diversidade, à saúde, à equidade e ao reconhecimento dos direitos humanos.

As instituições foram escolhidas por meio de uma seleção feita pelo time de Cidadania da PepsiCo, no qual foram priorizados critérios de avaliação como história da organização, a abrangência do trabalho realizado, os projetos para apoiar a causa, quais parceiros a organização mantém etc. Além disso, também foram consideradas questões burocráticas como: onde será empregada a contribuição e análise dos documentos regulatórios.

Os vídeos com os quase 20 mil beijos podem ser conferidos na plataforma (www.doritos.com.br/rainbow).

Instalação na Avenida Paulista marcou as celebrações do Mês do Orgulho Gay

Com o auxílio da tecnologia, DORITOS® Rainbow promoveu, no dia 14 de junho, uma instalação artística que tingiu a Avenida Paulista com as cores da bandeira LGBTQI+. A ação inovadora ocorreu no mesmo dia em que seria realizada a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo — considerada a maior do mundo — e marcou os festejos do Mês de Orgulho Gay no Brasil.

Neste ano, por conta das medidas de isolamento social, a multidão que costuma lotar a principal avenida de São Paulo ficou em casa. Porém, durante três horas, o público pode acompanhar das janelas e sacadas de suas casas e apartamentos uma instalação monumental de luzes a laser do projeto Global Rainbow, da artista porto-riquenha Yvette Mattern.

“Para marcar o lançamento dessa campanha, DORITOS® Rainbow promoveu uma intervenção artística no céu da Paulista na data em que que aconteceria a Parada LGBT em São Paulo, para simbolizar a ocupação da comunidade na avenida”, explicou Lívia Favaro, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

A obra de arte, apresentada pela primeira vez no Brasil com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, emitiu raios em sete cores diferentes e iluminou o céu de São Paulo, das 19h às 22h, transformando o cartão postal da cidade em um grande arco-íris, com visibilidade de até 60 km de distância.

Além disso, como parte das celebrações do Mês do Orgulho LGBTQI+, DORITOS® Rainbow participou da primeira edição virtual A #ParadaSP Ao Vivo, via YouTube, que também ocorreu no domingo, 14, dia do lançamento da campanha #1kiss1Donation.

Nesse contexto, Lívia Favaro destacou que DORITOS® acredita na força e coragem daqueles que ousam ser o que realmente são, independentemente de rótulos, preconceitos ou o que é indicado como status quo.  

“Também acreditamos que mais inclusão, mais diversidade e mais empoderamento são premissas essenciais para a vida em sociedade, e a marca coloca-se como um agente promotor dessas mensagens. Por isso, um dos principais objetivos é amplificar a voz da comunidade e contribuir para um espaço de igualdade para todos”, salientou a gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.

Sobre a PepsiCo       

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia, por consumidores de mais de 200 países e territórios em todo o mundo. Em 2019, a companhia gerou cerca de US$ 67 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio variado de alimentos e bebidas, incluindo 23 marcas que geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas. Guiada pela visão de ser líder global no segmento de alimentos e bebidas convenientes, ao “Vencer com Propósito”, a PepsiCo atua no mercado de forma sustentável em todos os aspectos relacionados ao seu negócio. No Brasil desde 1953, a empresa conta com marcas reconhecidas como QUAKER®, TODDY®, TODDYNHO®, ELMA CHIPS®, RUFFLES®, DORITOS®, CHEETOS®, FANDANGOS®, EQLIBRI®, GATORADE®, KERO COCO®, H2OH!® e PEPSI®, entre outras.       

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