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Crédito da foto: Marcelo Vidal

10 de setembro de 2020

Unilever: produtos e projetos que salvam vidas

Transformar os desafios gerados pelo novo coronavírus em oportunidades para reforçar a importância da higiene nos lares e estabelecimentos, além de estreitar os laços de solidariedade entre diversos agentes da sociedade. É  nessa direção que a Unilever, uma das maiores fabricantes globais de bens de consumo, vem atuando, no Brasil e no mundo, desde que a pandemia de Covid-19 foi deflagrada, em março deste ano.

Fabricante de mais de 400 marcas, entre as quais OMO, Rexona, Comfort, Cif e Brilhante, e presente no país há 91 anos, a Unilever Brasil anunciou a distribuição de 625 mil unidades de artigos de higiene e limpeza, destinados às ações de combate à Covid-19. Ao todo, as doações para o enfrentamento ao coronavírus já somam R$ 13,4 milhões.

Carregamentos de produtos de higiene, limpeza e alimentos foram distribuídos em 12 estados. Também foram ofertados 65 ventiladores respiratórios, que atenderam diferentes cidades brasileiras, e 24 mil testes RT-PCR − estes últimos entregues para Pernambuco.

Neste momento de crise sanitária, que afeta diretamente a saúde das pessoas, a corporação assumiu fundamental papel de liderança para conscientizar sobre a importância do reforço dos hábitos de higiene. Também foi incisiva em campanhas pela adoção de medidas de proteção em todas as frentes de combate ao novo coronavírus.  

Para tanto, a empresa firmou parceria com governos estaduais e municipais e também com entidades parceiras, como Unicef, Cufa e Unas, por exemplo. Essa estratégia contribuiu para que a entrega de donativos fosse feita com rapidez e eficiência.  

As doações foram destinadas às comunidades de maior vulnerabilidade social, definidas em parceria com o poder público, e também a lares de idosos e hospitais. O auxílio resultou em mais de 1,3 mil toneladas de produtos de higiene, limpeza e alimentos que ajudaram 700 mil famílias a se protegerem da Covid-19.

Entre os beneficiados em São Paulo estavam a Associação Lar São Francisco, entidade filantrópica que reúne mais de 70 obras de saúde e assistência social, e a comunidade de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Localizada na região sudeste da capital paulista, a comunidade com aproximadamente um milhão de metros quadrados está localizada a 8 km do Centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes.

Os estados que receberam as doações da Unilever foram: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, além de São Paulo.

Crédito da foto: Marcelo Vidal

Doações pelo mundo

Não foram apenas as famílias do Brasil as contempladas com ações sociais da Unilever durante a pandemia de Covid-19. A empresa doou mais de 100 milhões de euros em produtos para proteger vidas pelo mundo.

Fabricante de bens de consumo de marcas como Dove, Knorr, Omo e Lifebuoy, a Unilever anunciou, no final de março, um conjunto de medidas para apoiar os esforços nacionais e globais de combate à pandemia de Covid-19. A preocupação da corporação foi ajudar a proteger a vida e manter a subsistência de consumidores, comunidades, clientes, fornecedores e de seus funcionários.

Por isso, a corporação anunciou a doação de 100 milhões de euros em produtos como sabão, desinfetante, água sanitária e alimentos para ajudar no combate à pandemia de Covid-19.

Essa proposta engloba a doação de pelo menos 50 milhões de euros em sabonetes e desinfetantes para a Plataforma de Ação COVID do Fórum Econômico Mundial, que apoia organizações e agências de saúde globais em respostas a emergências.

Além de oferecer de sabão, a Unilever adaptou suas linhas de produção para fabricar desinfetante de uso em hospitais, escolas e outros ambientes institucionais.

Nada mais natural para uma companhia que produz diariamente sabonetes, desinfetantes, sabão, entre outros produtos, colaborar com a sociedade e reforçar a importância da higienização das mãos e dos ambientes.

A proposta global da companhia é operar doações de produtos, parcerias e apoio a programas de educação para higiene das mãos, ajudando nas medidas propostas por autoridades nacionais de saúde e ONGs em apoio às comunidades locais mais necessitadas.

Crédito da foto: Douglas Cavalcante

Uma corrente para levar todos à mesa

Outra iniciativa da Unilever Brasil é o “Todos à Mesa”: uma rede de parceiros criada para movimentar os pequenos restaurantes e ao mesmo tempo oferecer alimento para quem está ainda mais vulnerável na pandemia. Até o momento, a iniciativa contribuiu para distribuição de marmitas a 15 mil pessoas em situação de rua em São Paulo.

O “Todos à Mesa” criou uma corrente positiva para ajudar pessoas que, diante do isolamento social, tiveram suas dificuldades em sobreviver multiplicadas. A iniciativa consiste numa rede de solidariedade e conta também com a participação da Coca-Cola Brasil, Copagaz e IFood.

O programa funciona da seguinte forma: um consumidor compra uma marmita a partir de R$ 9,00 no Eats for You, Ame Digital ou IFood, e a Unilever dobra a doação para alimentar um número maior de pessoas e aumentar o faturamento dos pequenos restaurantes. Estes viram o impacto da crise amenizado em suas finanças diminuir por conta da ação da empresa.

Desde modo, a Unilever buscou uma alternativa para conectar quem precisa e ama cozinhar às pessoas que, infelizmente, não têm acesso a refeições diárias. Hellmann’s foi a marca escolhida pela companhia para liderar a ação, que conta com o apoio de parceiros como Deloitte, além de Ame Digital, Eats for You e IFood.

As refeições foram entregues no Parque Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, na Sociedade Beneficente dos Franciscanos e na Rede Rua.

A revista Exame e a rádio Kiss FM são apoiadoras da Unilever na divulgação dessa iniciativa, que conta também com a agência Mercado Jovem como parceira na elaboração do hotsite e conteúdos digitais da campanha. Saiba mais em: http://todosamesa.com.br/.

Projeto leva apoio jurídico e psicológico

Diante das mudanças nos hábitos e no comportamento provocados pelas medidas de isolamento social, a Unilever também lançou no Brasil o Projeto Apoiar, cujo objetivo é oferecer orientação jurídica, assistência psicológica e orientação financeira, gratuitamente.

Encerrada no final de julho, a iniciativa teve como propósito atender 1.500 profissionais do setor de food service (restaurantes, bares, lanchonetes). Em parceria com a Optum, foram disponibilizados psicólogos, advogados e analistas financeiros para dar suporte aos empresários durante a crise.

Essa iniciativa foi inspirada no Programa Crescer, voltado para apoiar os funcionários da organização em diferentes esferas. Através de parceiro especializado, o programa oferece aos colaboradores da Unilever apoio psicológico, financeiro, jurídico e social.

Por meio de um 0800, os profissionais e seus dependentes recebem atendimento especializado nessas áreas 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é gratuito e sigiloso.

Higienizador distribuído em favelas de SP

Líder mundial em produtos de cuidados pessoais, limpeza e alimentos, a Unilever se uniu ao Grupo Heineken para produzir um lote especial do limpador Cif Higienizador + Álcool, voltado à higienização e à desinfecção de todos os tipos de superfícies.

Com o objetivo de contribuir para a reduzir a propagação da pandemia no Brasil, as duas multinacionais − em parceria com as empresas Universal Chemical,  BrasALPLA, CCL, Alemolde, PQS, WestRock, CRX Design e Sonoco-Trident – se uniram para elaborar um produto voltado para a limpeza de ambientes e que serve como aliado nas medidas preventivas nos ambientes.

A edição especial para doação de Cif Higienizador + Álcool foi produzida com álcool originado das cervejarias de Heineken e o agente bactericida de Cif.

A ação teve, ainda, a colaboração da Central Única das Favelas (CUFA), entidade responsável por fazer o produto chegar aos lares de famílias de 210 favelas no estado de São Paulo.

Crédito da foto: Marlon Diego

Sobre a Unilever 

A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos e Bebidas. Seus produtos são vendidos em mais de 190 países para 2,5 milhões de consumidores por dia. A companhia conta com 155 mil funcionários e alcançou os € 52 bilhões em vendas no ano de 2019.

As mais de 400 marcas da Unilever, como Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe são encontradas nos lares no mundo todo. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento, como o Brasil, onde a corporação atua há 90 anos.

O Plano de Vida Sustentável (USLP) da Unilever fundamenta a estratégia da companhia com base em alguns compromissos estruturantes, como ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e bem-estar até 2020; reduzir pela metade o impacto ambiental de seus produtos até 2030; e melhorar as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas até 2020.

O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas sustentáveis da companhia têm crescido 69% mais rápido do que o restante do negócio e responderam por 75% do crescimento da Unilever em 2018.   

Desde 2010, por meio do Plano de Sustentabilidade, a companhia trabalha para gerar crescimento, enquanto ajuda mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e o bem-estar, reduz pela metade o impacto ambiental de seus produtos e melhora as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas.

Seguindo esse rumo, a companhia tem conquistado progressos significativos e continua a expandir sua ambição – recentemente a Unilever se comprometeu a ter 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis compostáveis até 2025. Em 2018, foi reconhecida como líder do setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Foi, ainda, a empresa mais bem avaliada na pesquisa Global Corporate Sustainability Leaders da GlobeScan / SustainAbility pelo oitavo ano consecutivo.

Outras informações sobre a Unilever e suas marcas estão disponíveis no endereço: www.unilever.com.br.

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